Fernando Luz

Zeca Martins – Perguntas de um Jovem Publicitário

Posted in Perguntas de um Jovem Publicitário by fernandoluz on julho 1, 2009

zecamartins2Esse post inaugura uma nova seção no blog.

A partir de agora, periodicamente, vou entrevistar profissionais de Comunicação/Marketing e postar essas entrevistas aqui, para a gente aprender um pouco com quem anda fazendo bonito na área.

Esta seção vai se chamar Perguntas de um Jovem Publicitário. Mas vamos ao que interessa:

O Perguntas de um Jovem Publicitário estreia com uma entrevista concedida pelo Zeca Martins, redator publicitário há mais de 30 anos, que, durante este tempo, trabalhou com todo o tipo de cliente e agência, criou diversos anúncios memoráveis e escreveu alguns dos principais livros acadêmicos sobre Publicidade, inclusive Redação Publicitária: a Prática na Prática, o primeiro livro que eu li sobre o assunto e que influenciou diretamente na escolha pela minha atual função: Redator Publicitário.

Espero que gostem.


1 – Zeca, como você iniciou sua trajetória profissional? Conte-nos um pouco de sua história.

Comecei aos 15 anos de idade, por puro acidente: fui trabalhar num estúdio de fotografia, levado por um amigo. Um dia, perdemos o emprego porque comemos o peru da foto (era para um outdoor de Natal; se não me engano, o cliente era a Sadia), antes das fotos definitivas ficarem prontas. Depois, fui para um estúdio de áudio, saí da publicidade e fui trabalhar na aviação (vendedor de passagens da Varig), conheci meio mundo, fui pro marketing de uma importante confecção, fui para o marketing de um grande jornal, para a house-agency de uma grande editora, para coordenar e gerenciar a publicidade de uma indústria multinacional de máquinas agrícolas, fui frila e sócio de agência por oito anos em Curitiba, voltei pra São Paulo, trabalhei em agência, fui frila de novo, trabalhei em agência outra vez, enchi o saco de agência, atendi a conta publicitária de duas grandes editoras de livros vi que trabalhar com livros é uma delícia, montei uma pequena editora, saí da sociedade e montei uma outra editora, bem pequena, que me faz feliz. Durante todo esse tempo, criei e participei de milhares de anúncios, nem imagino quantos.


2 – Você é considerado, hoje, um dos mais bem-sucedidos redatores publicitários do país. Quais fatores você acredita que te levaram ao sucesso?

Agradeço o elogio, mas não sei se sou um dos mais bem sucedidos redatores. O que sei é que meu livro de redação publicitária, ao que tudo indica, é o que vende mais. J

Se fiz algum sucesso com meus livros – e com anúncios, em 30 anos de carreira – tudo se deveu a puro e simples esforço. Não sou um gênio nem tenho um titio que seja grande anunciante. Apenas trabalhei bastante, sem medo de cara feia nem de excesso de trabalho, sempre acreditando que poderia fazer trabalhos cada vez melhores. Só isso. E não é que funcionou? 🙂


3 – Quais atributos você considera essenciais em um redator publicitário?

Vontade, talento, esforço e, sobretudo, amor pela informação.


4 – Quais são seus livros, filmes e músicos favoritos?

Livro: Dom Quixote, e tudo do Carlos Drummond de Andrade e do Manuel Bandeira. Filme: Singing in the rain. Músicos: Quinteto Armorial e Raphael Rabello.


5 – Quando a inspiração não vem, o que fazer?

Em publicidade não existe inspiração coisa nenhuma. Existe é domínio da técnica e trabalho duro.


6 – Você costuma ler blogs? Se sim, quais?

Não tenho nenhum blog favorito. Mas costumo dar uma passada de olhos em alguns blogs jornalísticos, de literatura e de besteirol, principalmente este últimos, porque são os mais sérios.


7 – Você está para lançar um livro com artigos originalmente publicados em seu blog. Conte-nos um pouco sobre este projeto.

Não é nada de espantoso. Apenas reuni os melhores posts que publiquei em dois blogs, ao longo de uns três anos. O critério para escolha foi: esta informação presta algum serviço ao leitor? É um livro que você pode ler a partir de qualquer página; excelente companhia para levar ao banheiro.


8 – Como os redatores devem preparar-se para trabalhar com as novas mídias?

Rezando fervorosamente na igreja mais próxima! 🙂 Falando sério, mais do que nunca os redatores terão de se antenar. Estamos no início da era da informação, e quem desprezar a informação será impiedosamente esmagado por ela. Nas novas mídias não tem gracinha, não tem sacadinha: tem conteúdo em primeiro lugar. Do it or die.


9 – O que você acha dos cursos de comunicação e propaganda oferecidos no país? Quais são os prós e contras?

Minhas críticas aos cursos de comunicação são profundas, mas não as faço às faculdades (embora haja desníveis muito grandes entre elas); faço ao MEC, que não exige um curriculum básico coerente nem atualizado, e concede autorização de cursos em regiões cujo mercado de trabalho tem uma capacidade duvidosa de absorção da mão-de-obra da rapaziada que se forma. Mas acredito que o interessado em trabalhar na publicidade deve cursar uma faculdade – a melhor ao seu alcance – porque, lá, não apenas ele recolherá um bom volume de informação como, principalmente, iniciará a construir a rede de relacionamentos que garantirá boa parte de suas oportunidades futuras de trabalho.


10 – Alguns de seus livros influenciaram consideravelmente a nova geração de publicitários em geral e de redatores em particular. Você gostaria de deixar alguma dica para estes novos profissionais que veem em você inspiração para a carreira?

Trabalhem com seriedade. Façam com paixão. Estudem muito ao longo de toda a vida. Mantenham o astral lá em cima, porque vão precisar disso. Se puderem, contribuam com os colegas e com os interesses da sua classe profissional. Não tenham medo de expor suas idéias, por mais estranhas que possam parecer. Mantenham o sonho vivo.

Anúncios
Tagged with:

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Tiago Moralles said, on julho 2, 2009 at 12:17 pm

    Porra Fernandão, boa série, e quem venham mais como essa.

    Abraços.

  2. fernandoluz said, on julho 2, 2009 at 12:49 pm

    Valeu Tiago!

    Pode deixar, já estou programando. 🙂

  3. […] Entretanto, talvez você não tenha tempo para ouvir tudo, portanto vou adiantar uma das frases ditas pelo Neto, que sintetiza bem o conceito da nova seção do blog, Perguntas de um Jovem Publicitário: […]

  4. tici said, on agosto 11, 2009 at 12:35 pm

    a gente fala serio o ZECA é de +


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: