Fernando Luz

Sobre Reveillon, Marketing e Convenções humanas

Posted in de um a tudo by fernandoluz on dezembro 29, 2008

champagne_reveillonComo quase todo gafanhoto-publicitário, esporadicamente eu falo sobre marketing. MKT não me chama tanto a atenção, criação é bem mais legal. Como diria a frase naquele caminhão: Publicidade é arte, marketing faz parte. Mas como ele está no nosso dia-a-dia, não posso ficar de fora: dou meus pitacos. Feita esta breve consideração, me sinto à vontade para falar sobre uma das mais brilhantes estratégias de marketing de todos os tempos – e não estou falando do Natal, coisa de gênio do planejamento da igreja católica – me refiro a ele: O reveillon.

Nenhum RH, por mais que invista em Endomarketing, conseguiria motivar uma equipe com seis bilhões de pessoas dando uma festa que é comemorada unicamente para que todos se sintam motivados. Motivo idiota – se me permitem a redundância.

O tempo, como todos sabem, é uma convenção humana. Imagine que, em um belo dia (?), alguém resolveu criar uma unidade de medida para organizar a rotina. Definida esta unidade, separaram-na em segundos, minutos, anos, décadas e assim sucessivamente – como você conhece hoje. Eu tenho um palpite sobre como os gênios desta época começaram a contar os anos: “ – Vamos lá pessoal, acho que a lua já está lá em cima, o ano um vai começar… agora.” E a partir do ano seguinte, conforme previamente acordado, fizeram uma festa para comemorar o início do ano 2.

Pois bem, cá estamos no século XXI D.C, segundo o calendário vigente no Brasil, comemorando o fim do oitavo ano do segundo milênio. Todos fazendo listinhas de planos para 2009. Gastando o pouco que sobrou do Natal em mais um frango, ou parente próximo, para a ceia de reveillon. Todos felizes, ou não, com os resultados de 2008. E, principalmente, super-esperançosos de que 2009 será cheio de prosperidade, amor, paz e tudo-de-bom.

Minha intenção, de maneira alguma, é influenciar alguém em se revoltar com o mundo e não participar da festa, ou começar a ver teoria da conspiração em tudo. Antes, é apenas apontar uma bem sucedida estratégia de marketing que, como todas deveriam ser, chega a passar despercebida – pois entrou na cultura popular.

Meu desejo é que, assim como todos participam anualmente do amigo-secreto da firma, participem também desta data comemorativa. Afinal é mais uma festinha, e, como todo gafanhoto-publicitário, eu adoro festinhas. Portanto, não seja chato. O tempo é uma convenção mundial, e você não pode ficar de fora – literalmente.

Reúna seus amigos e comemore o ano novo. Até porque, como bom arroz-de-festa, acho endomarketing uma das áreas mais legais do marketing.

Ps: Este é o meu jeito de dizer que desejo um feliz ano novo para você, sua família e todo o mundo. =)

Deixe um comentário

